TRADIÇÃO NATIVA

        Havia outrora , dentro da Tradição Nativa americana, um hábito que era sempre respeitado por todos. Tratava-se de lembrar a cada um de seus membros que este nunca deveria sobrecarregar seu semelhante com o peso de sua própria carga.

        Existia entre eles o hábito de deixar à entrada de suas tendas uma cesta. Era uma forma sutil de lembrar a seus visitantes de que “sua carga” deveria ser deixada de fora da tenda quando nela entrasse.

        Não era considerada uma atitude educada sobrecarregarem seus hospedeiros com problemas além daqueles que estes já viviam.

        Por outro lado, quando alguém interferia nos problemas alheios, estava privando esta pessoa de encontrar suas próprias respostas; privava-a de buscar seu auto-aperfeiçoamento.

        Somente os anciãos da tribo deveriam ser procurados para um aconselhamento.

        Nos tempos modernos, quantas vezes sobrecarregamos um amigo com nossos problemas, quantas vezes, numa aparente busca de um conselho, invadimos o espaço sagrado deste amigo. E, na realidade, muitas das vezes, o que queremos é apenas buscar simpatia, pois, quase sempre não seguiremos os conselhos que nos foram dados.

        Se cada um de nós buscasse suas próprias soluções, certamente os problemas deixariam de ser apenas problemas e passariam a ser degraus para o engrandecimento pessoal. Porque, a cada vez que conseguimos superar uma dificuldade, estamos ganhando sabedoria e experiência de vida.

 

 Indique esta Página!

Escolha aqui aonde deseja ir: